Expresso

A derrota que interrompeu os planos de Rafael Correa no Equador

João Paulo Charleaux

05 de fevereiro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 01h55)

Consulta popular derruba direito a reeleições ilimitadas e suspende carreira política de um dos expoentes do ‘socialismo do século 21’

Rafael Correa foi presidente do Equador por três mandatos seguidos, ao longo de pouco mais de dez anos (2007-2017). Ao deixar o cargo, ele também deixou para trás um afilhado político – o atual presidente, Lenín Moreno , a quem o próprio Correa passou a faixa presidencial em maio de 2017 – e uma emenda constitucional, aprovada dois anos antes, em 2015, que lhe dava a possibilidade de voltar a disputar a presidência do Equador quando quisesse.

O ex-presidente equatoriano estava certo de ter criado a condição ideal para que seu projeto político perdurasse por ao menos 20 anos. A certeza de Correa era tanta que, dois meses depois de entregar o cargo a Moreno, em julho de 2017, ele embarcou para a Bélgica, terra da esposa, Anne Malherbe Gosseline, para onde chegou até mesmo a transferir seu título eleitoral. A ideia era viver lá até, pelo menos, a próxima eleição presidencial, em 2021.

Porém, desde então, o projeto de poder do ex-presidente desandou de tal forma que, no intervalo de menos de um ano, ele perdeu sua ascendência sobre o governo, abandonou o partido político que ajudou a fundar e, por fim – e mais importante –, ficou sem o direito de voltar a disputar a Presidência do Equador no futuro.

Além da reviravolta política, Correa tem de lidar também com uma ofensiva jurídica. Seu ex-vice, Jorge Glas – que se tornou também vice de Moreno, na sequência –, foi condenado a 6 anos de cadeia num caso de corrupção que tem como pivô a empreiteira brasileira Odebrecht, e que ainda pode vir a respingar no próprio ex-presidente.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas