Coluna

Áurea Carolina

A ameaça contra quilombolas em Belo Horizonte

19 de julho de 2019

Temas

Compartilhe

Remanescentes quilombolas podem ter sua cultura aniquilada e a cidade pode ver morrer, em seu nascedouro, sua quarta comunidade reconhecida

“A Lei é São Pedro que vigia
O seu tribunal é julgador
E pra se acabar a vilania
Só mesmo o martelo na mão de Xangô”

Capitão e Capitã, Paulo César Pinheiro

“De início, esse nome ‘quilombola’ soava duro em nossos ouvidos, pois remetia à escravidão. Mas fomos, aos poucos, entendendo o poderoso sentido desse termo: quilombolas são descendentes da escravidão que reconhecem seu passado de injustiça e que transformam o presente em luta”. As palavras tão fortes anunciam nas redes da movimentação Teixeira Resiste o vídeo que fala um pouco da Comunidade Quilombola Família Souza e sua busca pelo direito de permanecer no território constituído: uma vila localizada na rua Teixeira Soares, no Santa Tereza, em Belo Horizonte, um bairro de classe média conhecido na capital mineira por ser um reduto cultural e boêmio da cidade.

Há 70 anos, a matriarca Dona Eliza de Souza adquiriu o terreno onde “só tinha brejo e mato” e ali, construiu a primeira casa, dando origem à vila familiar. Ao longo das décadas, filhos, filhas, netos, netas, bisnetos e bisnetas de Dona Eliza foram também construindo suas casas, criando raízes, estabelecendo festividades e rituais próprios, conformando modos de uma vida comunitária.

Em 2018, no entanto, toda essa existência foi abalada por uma ordem de despejo fruto de um processo judicial movido por supostos herdeiros há mais de 30 anos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Um processo de tamanha irregularidade que a família Souza nunca soube que ele tramitava, não foi escutada, não teve chance de apresentar sua defesa, os documentos legítimos de compra e venda e os comprovantes de pagamento de IPTU, realizados desde a década de 1950.

Áurea Carolina

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas