‘A vacinação é um grande mercado com lógica própria’, diz professora da USP
Tatiana Dias
15 de abril de 2016(atualizado 28/12/2023 às 01h44)Livre-docente pela USP, Deisy Ventura investiga dimensões sociais e políticas de surtos de doenças, como a H1N1
Temas
Compartilhe
Quem define a gravidade de uma doença não são apenas os médicos e pesquisadores – há, também, uma série de fatores sociais, econômicos e políticos que interferem na maneira como a sociedade e o poder público reagem a determinada questão de saúde pública.
Para pesquisadora, o atual descompasso favorece o mercado. Mas suas raízes são mais profundas
A história está detalhada no livro “ Direito e Saúde Global ”, lançado em 2013, que contém a tese de livre-docência de Deisy. Para a pesquisadora, professora de Relações Internacionais e da Faculdade de Saúde Pública na USP, situações de doenças tendem a aprofundar a desigualdade, no sentido em que são vividas de forma diferente entre pessoas com mais ou menos recursos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas