Como tomar decisões para seu negócio em meio à pandemia
Marcelo Roubicek
19 de março de 2020(atualizado 30/12/2023 às 22h24)Pequenas empresas começam a sentir os efeitos da crise econômica causada pelo novo coronavírus no Brasil. O ‘Nexo’ ouviu um especialista da área para entender o que é possível fazer neste momento
Temas
Compartilhe
Vendedor usa máscara em loja de rua no Rio de Janeiro
Março de 2020 será lembrado como o mês em que a pandemia do novo coronavírus começou. Se os primeiros casos da covid-19 foram registrados ainda em fevereiro no Brasil, a situação se agravou no mês seguinte, quando a transmissão local se consolidou e o número de infectados atingiu a casa das centenas, quando ocorreram as primeiras mortes decorrentes da doença. Diante da rápida disseminação, a orientação mais difundida tem sido de distanciamento social .
Além dos trabalhadores informais e autônomos, que compõem o grupo mais vulnerável no momento de crise, os donos de pequenos negócios também se deparam com um cenário delicado. Com menos pessoas circulando nas ruas e o dia a dia da população alterado, a economia brasileira começa a sentir os primeiros golpes . Assim como em outros lugares do mundo, como a China , o comércio sente impactos negativos, com menos clientes e receitas menores. E a perspectiva para as próximas semanas ou meses não é positiva.
Os pequenos negócios respondem por 98% das empresas no Brasil , segundo números do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Eles são responsáveis por metade dos empregos gerados e quase 40% do total de salários pagos. Ao todo, praticamente 80% das micro e pequenas empresas atuam no comércio e nos serviços, que devem ser setores muito afetados durante a crise pandêmica.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas