Entrevista

‘Quem legitimou o Taleban no poder foram os próprios EUA’

João Paulo Charleaux

22 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h20)

Paquistanesa Amina Khan, diretora do Centro de Estudos Estratégicos de Islamabad, fala ao ‘Nexo’ sobre os caminhos para resolver o impasse político e a guerra no Afeganistão

Temas

Compartilhe

FOTO: TATYANA MAKEYEVA/REUTERS – 09.07.2021

Membros de comitiva do Taleban gesticulam diante de microfones durante entrevista à imprensa em Moscou

Membros de comitiva do Taleban durante entrevista coletiva em Moscou, em 9 de julho de 2021

A diretora para Afeganistão, Oriente Médio e África do Centro de Estudos Estratégicos de Islamabad, no Paquistão, Amina Khan, acredita que, apesar da justificada desconfiança, “é preciso dar uma chance ao Taleban porque não há alternativa”.

Em entrevista ao Nexo , por telefone, na quinta-feira, Khan, que há 17 anos estuda o Afeganistão, diz que foram os próprios americanos que trouxeram o Taleban para a mesa de negociações, em 2019, em Doha, durante a administração de Donald Trump. Com isso, os EUA deram ao grupo insurgente as credenciais políticas que eles reivindicam definitivamente para si desde que entraram em Cabul, em 15 de agosto, proclamando o restabelecimento do governo que exerceram antes, de 1996 até a invasão americana de 2001.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas