Entrevista

‘Reduzir desigualdade é fazer a economia do mais pobre crescer’

Marcelo Roubicek

21 de abril de 2024(atualizado 22/04/2024 às 08h23)

Economista Pedro Fernando Nery fala ao ‘Nexo’ sobre o quadro das disparidades no Brasil. Segundo o autor, os avanços podem parecer lentos, mas devem ser celebrados e usados na defesa da democracia

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Nacho Doce/REUTERS - 24.JUN.2016Garoto negro caminha por uma rua sem asfalto puxando uma mochila com desenhos do Ben 10. Ao fundo, casas pobres.

Garoto em favela no Rio de Janeiro

Boa parte das políticas públicas para reduzir a desigualdade contribui também para o crescimento econômico. É o que disse ao Nexo Pedro Fernando Nery, diretor de assuntos econômicos e sociais da Vice-Presidência da República e professor do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

Nery lança em abril de 2024 o livro “Extremos: um mapa para entender as desigualdades no Brasil”, pela editora Zahar. Na obra, ele discute as manifestações e impactos das fortes disparidades que marcam a realidade brasileira. Além de ilustrar cada uma delas, Nery propõe reformas para atacar os diferentes problemas.

O livro passa por oito locais espalhados pelo Brasil, destacando em cada um deles um dos extremos brasileiros — da longevidade dos moradores do bairro do Morumbi, em São Paulo, até os índices de baixo desenvolvimento de Ipixuna, município do Amazonas na fronteira com o Acre.

O Nexo falou com Nery sobre as características e impactos das desigualdades brasileiras. Leia abaixo a conversa.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas