Expresso

Lula livre, Lula preso: a reação de líderes da Justiça, do governo e de partidos

Lilian Venturini

10 de julho de 2018(atualizado 28/12/2023 às 12h05)

Conflito de decisões de juízes motivou manifestações dentro e fora dos tribunais em episódio que tratava de habeas corpus para o ex-presidente

Temas

Compartilhe

FOTO: GLÁUCIO DETTMAR/AGÊNCIA CNJ

Presidente do Supremo e do CNJ, ministra Cármen Lúcia

Cármen Lúcia, presidente do Supremo e do CNJ

O Judiciário brasileiro foi protagonista de um embate de decisões em torno de um pedido de habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo (8). O episódio opôs o desembargador Rogério Favreto, que mandou soltar o líder petista, e o juiz federal Sergio Moro, que agiu para mantê-lo na prisão.

O caso só foi resolvido após manifestação do presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Carlos Eduardo Thompson Flores, pela manutenção da prisão de Lula, que cumpre sentença de 12 anos e 1 mês de prisão referente à ação do tríplex do Guarujá, no âmbito da Lava Jato.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas