Expresso

O uso de games como nova estratégia de comunicação política

Bruno Fiaschetti

28 de outubro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h55)

Políticos do Brasil e dos EUA apostam em ações envolvendo jogos eletrônicos para interagir com eleitores

FOTO: REPRODUÇÃO/CAMPANHA DE JOE BIDEN

Cenário virtual do game Animal Crossing, com um avatar de Joe Biden e placas com seu nome, criado para a divulgar sua campanha à presidência dos EUA nas eleições de 2020

Ambiente criado no universo do game Animal Crossing pela campanha de Joe Biden, candidato à presidência dos EUA em 2020.

Às vésperas das eleições municipais no Brasil e da eleição presidencial nos EUA, políticos dos dois países viralizaram nas redes sociais após jogarem videogames com seus eleitores em partidas transmitidas em tempo real na internet.

Ações desse tipo, até então pouco convencionais, surgem como uma nova estratégia para dialogar com a população e tentar angariar votos, e ganham maior fôlego no contexto da pandemia do novo coronavírus – que restringe o alcance das ações presenciais, como comícios e atos públicos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas