O aumento do número de filmes dirigidos por mulheres
Aline Pellegrini
08 de janeiro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 22h53)Levantamentos mostram que cineastas do gênero feminino conquistaram mais espaço no cinema em 2020, apesar de paridade nos sets estar longe de ser alcançada
Temas
Compartilhe
A diretora de “Mulher-maravilha 1984”, Patty Jenkins
E m 2020, mulheres assumiram mais cargos de direção de filmes no Brasil. Levantamento feito pelo Nexo com dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da Ancine, mostra que, apesar de a maioria das salas de cinema terem se mantido fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, 28% dos filmes nacionais lançados nesse ano tiveram pelo menos uma mulher na direção.
Esse número representa um aumento em comparação com 2019, quando 36 (representando 21%) das 167 produções ou coproduções brasileiras foram encabeçadas por pelo menos uma mulher. Se considerada a proporção de filmes dirigidos por homens e mulheres, o alcance de público delas foi maior do que dos cineastas do gênero masculino: 35% dos 20 filmes brasileiros com maior público em 2019 foram dirigidos por uma mulher.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas