O podcast sobre comida saudável e indústria de alimentos
Mariana Vick
12 de junho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h29)Criado por jornalista catarinense, projeto usa linguagem simples para dar contexto a notícias sobre temas como o uso de agrotóxicos, a alta dos preços nos mercados e dietas mirabolantes
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O podcast Jornal do Veneno , apresentado pela jornalista catarinense Juliana Gomes, fala sobre alimentação saudável e busca destrinchar temas ligados à indústria de alimentos, como o uso de agrotóxicos , a alta dos preços dos produtos e o consumo de ultraprocessados .
Criado em 2020, o projeto publica um novo episódio a cada quinzena, com o objetivo de dar contexto para as principais notícias sobre alimentação no país, apontar as relações entre comida saudável e política e contribuir para que os ouvintes tomem decisões informadas sobre os produtos que consomem.
O podcast usa linguagem simples, bem-humorada e afiada para comentar temas que vão do agronegócio a dietas mirabolantes. No primeiro episódio, a apresentadora diz defender um conceito abrangente de alimentação saudável, que para ela “não é contar nutrientes, muito menos calorias”.
O podcast começou no projeto “ Comida saudável para todos ”, criado por Juliana Gomes em 2016 para dividir receitas veganas baratas — a jornalista é vegana — e reflexões sobre alimentação. Com o tempo, a iniciativa se desdobrou em site, blog e uma página no Instagram com mais de 140 mil seguidores .
“Comida para mim não é só o que tá no prato. Envolve, para mim, machismo, direitos trabalhistas, especismo [discriminação contra animais], meio ambiente — enfim, política, né?”
Embora trate muitas vezes de temas considerados duros de ouvir — como o aumento da fome ou o desmatamento —, o “Jornal do veneno” busca também divulgar boas iniciativas de alimentação no país. Para contar essas histórias, o projeto pede sugestões aos ouvintes, que as enviam por email.
O podcast está disponível em tocadores de podcast como Spotify , Google Podcasts e Apple Podcasts . O projeto não recebe patrocínios, segundo a apresentadora. Os custos da produção dos episódios são mantidos pelos próprios ouvintes, por meio de uma campanha de arrecadação que Juliana Gomes organizou na plataforma Catarse.
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