Qual deve ser o impacto eleitoral da vacina para 2022
Isadora Rupp
14 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h18)Presidenciável João Doria, que aposta na pauta e fez evento para vacinar a primeira criança brasileira, está empacado nas pesquisas. Ao ‘Nexo’, cientistas políticos avaliam como o tema pode influenciar o voto
Temas
Compartilhe
Davi Seremramiwe Xavante, 8, primeira criança a ser vacinada em São Paulo, ao lado do governador João Doria (PSDB).
Em evento simbólico na sexta-feira (14), o governador de São Paulo João Doria (PSDB), que também é pré-candidato à Presidência em 2022 e tenta um espaço na chamada “terceira via”, fez um evento simbólico para vacinar a primeira criança contra a covid-19 no Brasil. Quem inaugurou a campanha de imunização infantil foi Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, índigena da etnia xavante que passa por um tratamento de doença rara. Oficialmente, a vacinação infantil começa em São Paulo na segunda-feira (17).
Doria aposta novamente no tema que escolheu para alavancar o seu capital eleitoral e antagonizar com Jair Bolsonaro (PL) e o governo federal: a vacinação contra a covid-19. Logo no início da pandemia de coronavírus em março de 2020, Doria e Bolsonaro divergiram sobre as medidas sanitárias. Também houve uma queda de braço sobre a chegada dos imunizantes no Brasil, e São Paulo começou a sua campanha antes do governo federal, no dia 17 de janeiro de 2021, quando foi imunizada a primeira pessoa no país, a enfermeira Mônica Calazans .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas