O aumento do desinteresse no noticiário no Brasil
Cesar Gaglioni
15 de junho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h33)Estudo do Instituto Reuters mostrou que mais da metade dos brasileiros prefere evitar o consumo de produtos jornalísticos com frequência. Percentual dobrou em relação a 2017
Jornais empilhados
Mais da metade dos brasileiros – 54% – dizem que deliberadamente evitam o consumo de notícias e outros produtos jornalísticos – como newsletters, podcasts, etc – com certa frequência. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Reuters de Estudos do Jornalismo publicada nesta quarta-feira (15).
O montante é 20 pontos percentuais maior do que o registrado em 2019; e o dobro do que foi medido em 2017. Os mais jovens – com menos de 35 anos – são os que mais afirmaram querer evitar o noticiário quando possível. A natureza e o tom dos temas, além da repetição de certos assuntos em diferentes veículos foram apontadas como as principais razões para o comportamento.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas