Os festivais para celebrar o Dia da Amazônia em 8 cidades
Da Redação
29 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h40)Data é comemorada em 5 de setembro. Shows gratuitos e outras atividades culturais acontecem entre 3 e 10 de setembro em São Paulo, Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Temas
Compartilhe
Floresta Nacional de Carajás, área de conservação localizada no sul do estado do Pará (PA)
Eventos culturais em diferentes partes do país, com entrada gratuita, irão celebrar em 2022 o Dia da Amazônia. A data, comemorada em 5 de setembro, foi instituída por lei em 2007 e, pela primeira vez, terá uma ampla programação nacional pensada para marcar o calendário com a homenagem ao bioma amazônico.
Com o nome Festivais Dia da Amazônia 2022 e o lema “Tira o pé do chão e mantenha a Amazônia de pé”, a iniciativa está sendo produzida por um coletivo de organizações, com apoio de entidades socioambientais. Os eventos ocorrem entre 3 e 10 de setembro, em oito cidades do país: São Paulo, Manaus, Belém, São Luís , Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte .
A programação inclui shows de artistas como Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, BaianaSystem, MC Carol e MC Rapadura. Segundo a organização, a mobilização pretende passar a mensagem de que o impacto da Amazônia, que ocupa um percentual considerável do território brasileiro, vai muito além de suas fronteiras.
“Reverberar a força que vem das matas, ouvir a voz dos povos e fortalecer em coletivo defensores da floresta são eixos que movimentam os Festivais Dia da Amazônia”, disse Deuza Brabo, coordenadora do coletivo Reocupa, que faz parte da organização, em nota sobre os eventos. “Nosso objetivo é reunir diversas pessoas, lugares, coletivos com festa, cura e amor.”
O tema da comemoração sugere uma reflexão sobre o momento eleitoral e o papel da política na preservação da floresta amazônica. A região se tornou centro de atenções mundiais durante o governo de Jair Bolsonaro, no qual o desmatamento da floresta explodiu. A violência e a criminalidade também cresceram nos estados da Amazônia em anos recentes, na contramão da média nacional.
O show de abertura ocorre em São Paulo, no dia 3 de setembro. No dia seguinte, acontecem as atrações previstas para as outras sete cidades. O encerramento ficou para Santarém, no Pará, no dia 10 de setembro. A agenda completa, com os horários, endereços e atrações, pode ser acessada no site do evento .
Paralelamente ao Festival, com os shows programados para as oito cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé , conduzida pela Campanha Amazônia de Pé , em prol de um projeto de lei de iniciativa popular que busca restringir a grilagem e garantir que as terras públicas na região amazônica sejam destinadas apenas a fins como a demarcação de terras indígenas, criação de unidades de conservação, entre outros.
Para viabilizar a apresentação do projeto no Congresso Nacional, a iniciativa precisa juntar ao menos 1,5 milhão de assinaturas. Essas assinaturas poderão ser coletadas ao longo da programação da Virada, que reúne mais de 400 ações descentralizadas por todo o país, como oficinas, cine-debates, rodas de conversa e outras atividades. No endereço virtual, é possível localizar tanto o mapa com as atividades já programadas quanto cadastrar uma atividade cultural que integrará o conjunto de atividades em apoio ao projeto e coleta de assinaturas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
NAVEGUE POR TEMAS
ponto. futuro
Destaques
Navegue por temas