Expresso

4 faces da desigualdade no Brasil, segundo este relatório 

Mariana Vick

30 de agosto de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h09)

Organizações da sociedade civil lançam em Brasília observatório que reúne dados públicos. Informações levam em conta diferentes dimensões das disparidades no país, como gênero, raça e território

Temas

Compartilhe

FOTO: NACHO DOCE/REUTERS – 24.JUN.2016

Menina segura bebê o colo. Não se vê o rosto da menina, coberto pelo bebê, que está de costas para a câmera. Há lixo na rua, que não é asfaltada, e há casas de madeira e alvenaria, com tijolos aparentes.

Menina segura irmão mais novo no colo em comunidade no Rio de Janeiro

Organizações da sociedade civil lançam nesta quarta-feira (30) o chamado Observatório Brasileiro das Desigualdades, que diagnostica a situação do Brasil a partir de diversas áreas. A iniciativa faz parte do lançamento do movimento Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades no Brasil, que acontece em Brasília. O evento reúne atividades no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

Coordenado pela organização ABCD (Ação Brasileira de Combate às Desigualdades), o novo movimento tem o apoio de associações de municípios, centrais sindicais e instâncias de governos. O observatório busca monitorar avanços e retrocessos nas desigualdades e aperfeiçoar políticas públicas. Os dados levam em conta diferentes dimensões das disparidades no Brasil, como gênero, raça e território.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas