Qual é a dimensão da crise na ONU no conflito Hamas-Israel
Marcelo Montanini
25 de outubro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h11)Organização tem vivido uma batalha de resoluções e pedido pela renúncia do secretário-geral. Especialistas em segurança e mediação de conflitos avaliam ao ‘Nexo’ o atual momento das Nações Unidas
Temas
Compartilhe
Palestinos procuram por vítimas após bombardeio israelense em Khan Younis, na Faixa de Gaza
A Assembleia-Geral das Nações Unidas realiza nesta quinta-feira (26) sessão extraordinária para discutir o conflito entre Hamas e Israel diante da batalha de resoluções no Conselho de Segurança que gerou um impasse. O pedido de renúncia do secretário-geral, António Guterres, por parte do Estado israelense aumentou a crise na organização.
Guterres afirmou na terça-feira (24) que os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro “não ocorreram em um vácuo” e que os palestinos sofreram “56 anos de ocupação sufocante”. A declaração gerou, além do pedido de renúncia, o cancelamento de uma reunião que ele teria com Eli Cohen, chanceler israelense, e a recusa israelense de vistos para funcionários da organização. Na quarta-feira (25), Guterres negou que tenha justificado o terrorismo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas