O jogo educativo que permite explorar a Amazônia em 3D
Lucas Zacari
24 de novembro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h14)‘Floresta virtual’ foi criado por pesquisadores do Instituto de Física da USP São Carlos e simula o ambiente, a fauna e a flora do bioma
Temas
Compartilhe
Captura do jogo ‘Floresta Virtual’
O EIC (Espaço Interativo de Pesquisa), grupo de pesquisa sediado no IFSC-USP (Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo), lançou,em 20 de outubro, o jogo “ Floresta virtual ”.
Disponível gratuitamente para Windows, a ferramenta simula a Amazônia em 3D, com elementos da fauna e da flora do bioma, para que o jogador possa conhecer e explorar a região diretamente do computador.
Destinado ao público infanto-juvenil, o jogo pode ser utilizado tanto em sala de aula, como para entretenimento geral. Ele foi desenvolvido como um gametur, modalidade que mescla o lúdico de um jogo com o turismo à distância, de forma a apresentar e ensinar aspectos locais.
Para cada animal ou planta encontrada dentro do jogo, por exemplo, é apresentado um painel com informações básicas sobre as espécies. Também há informações sobre diferentes etnias de povos originários , além de ribeirinhos.
O Espaço Interativo de Pesquisa é ligado ao CIBFar (Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e tem sua atuação voltada para a educação e a divulgação científica .
O jogo teve orientação geral da professora Leila Beltramini, do IFSC, e contou com a participação de estudantes e especialistas em tecnologia da informação e em ciências da natureza.
O jogo tem início em um acampamento dentro da floresta Amazônica, de onde o jogador inicia a exploração. Guiado por setas, o usuário deve encontrar espécies de animais ou vegetação. Também há momentos em que curiosidades e conhecimentos locais sobre o ambiente são apresentados.
A simulação mostra tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Por isso, há um grande número de espécies encontradas no jogo, desde peixes de rio até animais símbolos brasileiros, como a onça-pintada ( Panthera onca), a anta ( Tapirus terrestris) e a árvore sumaúma ( Ceiba pentandra)
Para cada espécime encontrado, o jogo disponibiliza uma insígnia com o símbolo de uma pata ou de uma árvore desenhado, para que o jogador saiba quais animais e vegetais já cruzaram seu caminho e as principais informações sobre eles.
Descrição do jacaré-açu (Melanosuchus niger), exemplo de espécie encontrada no jogo
Um gametur procura, além de divertir, ser também uma forma de transmissão de conhecimento. No caso de “Floresta virtual”, o jogo apresenta quatro níveis de dificuldade para o usuário: livre, iniciante, descobridor e explorador. A diferença entre cada um deles consiste no número de desafios a serem superados.
Esses desafios são quizzes com perguntas sobre as informações coletadas durante a exploração do mapa do jogo. O nível inferior não conta com nenhuma pergunta, é destinado unicamente à exploração do ambiente. Os três seguintes apresentam os quizzes após a exploração.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
NAVEGUE POR TEMAS
ponto. futuro
Navegue por temas