Expresso

Como Israel encurrala Rafah sob a pressão de um cessar-fogo

Marcelo Montanini

07 de maio de 2024(atualizado 08/05/2024 às 13h04)

Exército governo Benjamin Netanyahu assume controle de passagem fronteiriça no sul da Faixa de Gaza. Local tem importância estratégica. Negociações de trégua continuam

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Amir Cohen/Reuters 07.05.2024Tanques israelenses perto da fronteira com a Faixa de Gaza no sul de Israel

Tanques israelenses perto da fronteira com a Faixa de Gaza no sul de Israel

O Exército de Israel assumiu nesta terça-feira (7) o controle do lado palestino da passagem fronteiriça de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito. Houve também bombardeios a alvos específicos na cidade do sul  do território — que abriga mais de um milhão de refugiados —, deixando mais de 20 mortos.

A ação ocorreu um dia depois do governo israelense ordenar a evacuação imediata de cerca de 100 mil palestinos do local para zonas humanitárias em Al-Mawasi, cidade também no sul do território palestino, mais próxima da costa. Também na terça-feira (7), o Hamas disse que aceitou um acordo de cessar-fogo proposto por países intermediadores. Israel, porém, afirmou que esse acordo não atendia às suas exigências.

Uma operação em Rafah vem sendo planejada desde fevereiro pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Segundo o jornal The Times of Israel, trata-se de uma “operação limitada” para pressionar a organização palestina a ceder nas negociações. 

Neste texto, o Nexo explica a importância de Rafah e o contexto da operação na cidade palestina no dia em que o conflito completou sete meses.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas