Primeiro lote com 1,5 milhão de vacinas Janssen chega ao Brasil
Da Reuters
22 de junho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h12)Carregamento de doses aterrissou em São Paulo com uma semana de atraso e metade do quantitativo previamente anunciado
Temas
Compartilhe
Doses envasadas de vacina contra a covid-19
Um lote com 1,5 milhão de vacinas da Janssen chegou na terça-feira (22) ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP). É a primeira leva do imunizante entregue ao Brasil, com uma semana de atraso. A quantidade de doses é a metade do divulgado anteriormente pelo Ministério da Saúde.
O carregamento de doses estava inicialmente próximo do vencimento, mas recebeu o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ter o seu prazo de validade aumentado. Agora as vacinas podem ser usadas até agosto de 2021.
38 milhões
é o total de vacinas da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde
Esse é o quarto imunizante que será utilizado no Brasil contra a covid-19— estão em uso a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan, a vacina da AstraZeneca/Oxford, distribuída pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e a da Pfizer, desenvolvida com a alemã BioNTech. Diferentemente das demais, que são aplicadas em duas doses, a vacina da Janssen é de dose única.
A sua chegada acontece no mesmo momento em que várias cidades pelo país — incluindo as capitais de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe — suspenderam esforços de imunização devido à falta de doses.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a aterrissagem do lote no Aeroporto de Guarulhos e comemorou “a certeza de que, em setembro, teremos a população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra covid-19”.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas