Extra

Tóquio cancela carregamento da tocha olímpica nas ruas

Da Redação

06 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)

O objetivo é evitar aglomerações, em meio ao aumento dos contágios pelo novo coronavírus na capital japonesa

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: ISSEI KATO/REUTERS – 1.JUL.2021

Público observa mulher repassar tocha olímpica a um homem

Evento de revezamento da tocha olímpica na cidade de Sammu, no Japão

O governo metropolitano de Tóquio e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos cancelaram nesta terça-feira (6) o revezamento da tocha olímpica nas ruas da cidade, que deveria acontecer ao longo de 15 dias. Agora, a tocha só vai ser carregada em pequenas comunidades, sem a participação do público. O objetivo é evitar aglomerações, em meio ao aumento dos contágios pelo novo coronavírus na capital japonesa.

Tóquio registra crescimento do número de infectadoshá 17 dias seguidos. A média móvel de casos diários chegou a 586 nesta terça (6). A pandemia já infectou 808 mil e matou 14.812 pessoas no Japão, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Com medo do descontrole da pandemia a pouco mais de duas semanas para o início da Olimpíada, o país cogita só permitir espectadores VIP na cerimônia de abertura.

Os planos para a festa continuam em segredo, mas o jornal japonês Asahi noticiou que o governo reduzirá o número de convidados de patrocinadores e diplomatas na cerimônia. A estimativa inicial era de cerca de 10 mil participantes. Durante os Jogos, eventos em locais grandes e depois das 21h também serão realizados sem plateia, de acordo com o jornal, que citou fontes governamentais não identificadas.

Os organizadores já proibiram espectadores estrangeiros e estabeleceram um teto para o público doméstico de 50% da capacidade dos estádios e ginásios, ou até 10 mil pessoas.A Olimpíada, já adiada em um ano, está marcada para começar em 23 de julho, apesar do receio de que um influxo de dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo possa desencadear novas ondas de infecções.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas