Extra

Em foguete sem piloto, Bezos faz viagem espacial histórica

Da Redação

20 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h14)

Fundador da Amazon e mais três pessoas retornaram à Terra após primeiro voo espacial tripulado totalmente automatizado

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: BLUE ORIGIN/REUTERS/DIVULGAÇÃO – 20.JUL.2021

Jeff Bezos toca sino usando uniforme de astronauta e chapéu de caubói

Fundador da Amazon, Jeff Bezos, toca um sino antes de embarcar em foguete ao espaço

Homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, Jeff Bezos retornou à Terra em segurançanesta terça-feira (20) após participar do primeiro voo tripulado da sua empresa de turismo espacial, a Blue Origin, à borda do espaço. O foguete New Shephard decolou às 10h12 (horário de Brasília) e os tripulantes aterrissaram em uma cápsula às 10h22, em um deserto no oeste do Texas, nos Estados Unidos.

Estavam também a bordo o irmão de Jeff Bezos, Mark Bezos, e as pessoas mais velha e mais nova que já viajaram ao espaço: Wally Funk, de 82 anos, e Oliver Daeman, de 18 anos. Funk é uma aviadora pioneira que, em 1961, passou por testes e treinamentos da Nasa (agência espacial americana) para se tornar astronauta, mas nunca tinha voado para fora da Terra. Daeman é um jovem estudante de pilotagem.

O foguete da Blue Origin não tinha um piloto no comando — foi a primeira viagem espacial totalmente automatizada. O voo foi suborbital, ou seja, a nave cruzou o limite considerado pela Nasa como o “início” do espaço, masnão alcançou a velocidade necessária para entrar na órbita terrestre. Os tripulantes tiveram cerca de quatro minutos de gravidade zero antes de voltarem à Terra.

“Melhor dia de todos os tempos!”, comemorou Jeff Bezos após a aterrissagem. Seu voo foi mais um marco na corrida de bilionários pelo novo mercado do turismo espacial. Nove dias antes de Bezos, o britânico Richard Branson se tornou o primeiro bilionário a ir ao espaço , acompanhado de outros três tripulantes e dois pilotos em foguete da sua empresa Virgin Galactic, concorrente da Blue Origin.

Além de Branson e Bezos, faz parte da corrida espacial comercial o empresário Elon Musk, que comanda a SpaceX, primeira empresa privada a realizar o lançamento de um foguete tripulado para a Estação Espacial Internacional. A companhia aposta em voos orbitais, que vão além da altitude alcançada pelas espaçonaves de Bezos e Branson.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas