Extra

Variante delta tem carga viral 300 vezes maior, aponta pesquisa

Da Reuters

24 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h18)

Dado de estudo conduzido na Coreia do Sul mostra que versão do coronavírus se dissemina com mais facilidade após primeiros sintomas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: FERNANDO CARRANZA/REUTERS – 3.FEV.2021

Imagem mostra pesquisadora num laboratório, de costas para o observador, usando avental, touca, máscara e luvas azuis de borracha, colocando um tubo dentro de uma pequena cápsula

Pesquisadora faz testes para identificar nova cepa do coronavírus, em laboratório no México

Pessoas infectadas com a variante delta, ao apresentarem os primeiros sintomas da covid-19, têm uma carga viral 300 vezes maior do que aquelas que adoeceram com a versão original do vírus, segundo um estudo da Coreia do Sul divulgado na terça-feira (24).

O valor diminuiu gradualmente com o tempo, caindo para 30 vezes depois de quatro dias, mais de dez vezes em nove dias, e alcançando os níveis vistos em outras variantes depois de dez dias, informou o KDCA (Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia).

A carga mais elevada significa que o vírus se dissemina muito mais facilmente de pessoa para pessoa, aumentando as infecções e hospitalizações, disse Lee Sang-won, autoridade do Ministério da Saúde sul-coreano, em uma entrevista a jornalistas.

“Isso não significa que a delta é 300 vezes mais infecciosa. Achamos que sua taxa de transmissão é 1,6 vez a da variante alfa, e cerca de duas vezes a da versão original do vírus”, disse Lee. A delta foi identificada primeiramente na Índia, e a alfa no Reino Unido.

Para evitar a disseminação da variante, predominante em todo o mundo, a KDCA pediu às pessoas que façam exames imediatamente quando desenvolverem sintomas e que evitem encontros pessoais. A rápida proliferação da delta e as baixas taxas de vacinação preocupam grande parte da Ásia, especialmente os mercados emergentes, enquanto as economias da Europa e da América do Norte se reativam.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas