Extra

Cidades do interior de SP cancelam carnaval por medo de nova onda de covid

Da Redação

23 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h32)

Prefeituras de mais de 40 municípios do estado alegam dificuldade para conter aglomerações ou fazer cumprir os protocolos sanitários

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe


FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Trio elétrico em bloco de rua em São Paulo

Trio elétrico em bloco de rua em São Paulo


Cidades do interior de São Paulo decidiram cancelar as festas de carnaval de 2022 com medo de novas ondas de covid-19, mesmo com o avanço da vacinação e a redução nas internações pela doença. Um levantamento do site G1 , divulgado na terça-feira (23), mostra que a decisão já foi tomada em ao menos 43 dos 645 municípios paulistas.

Dados do consórcio de veículos de imprensa apontam que 81,25% dos moradores do estado já haviam tomado ao menos uma dose da vacina, e 73,48%, as duas. No início de novembro, o governo do estado também divulgou que 86% dos municípios de São Paulo não haviam registrado nenhuma morte por covid-19 na primeira semana do mês.

Na terça-feira (23), a média móvel diária de mortes era de 72 no estado, valor considerado estável se comparado ao de duas semanas anteriores. A média móvel de novos casos de infecção, porém, era de 1.400, 33% acima do registrado 14 dias antes, o que indica tendência de alta.

Entre as cidades que decidiram cancelar o carnaval estão Botucatu, Franca, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Suzano e Ubatuba. As prefeituras alegam dificuldades para controlar as aglomerações e fazer cumprir os protocolos sanitários, além da necessidade de respeitar as famílias em luto devido às perdas na pandemia.

Na capital paulista, a realização da festa vai depender da situação epidemiológica, mas a prefeitura indicou que não deverá haver restrições. Até o início de novembro, 867 blocos de rua haviam se inscrito para desfilar. A prefeitura estima a participação de 15 milhões de pessoas. O prefeito Ricardo Nunes pretende criar um comitê com outras capitais como Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para a tomada de decisões conjuntas. Em muitas dessas cidades, a realização do carnaval ainda é incerta .

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas