Extra

Governo abre consulta pública sobre vacinação de crianças

Da Redação

22 de dezembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h34)

Medida recebe críticas de especialistas. Poder público federal segue resistindo à imunização infantil, já autorizada pela Anvisa e em outros países

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 29,JUN.2021

À direita presidente Jair Bolsonaro colocando uma máscara de proteção contra a covid-19, e à esquerda o ministro da saúde Marcelo Queiroga usando a máscara

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante cerimônia em Brasília

O Ministério da Saúde abre nesta quinta-feira (23) uma consulta pública sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A medida foi publicada pelo governo de Jair Bolsonaro na quarta-feira (22) no Diário Oficial da União.

Segundo o texto, a consulta será feita para que “sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas” sobre o tema. A consulta ficará aberta até o dia 2 de janeiro de 2022.

A medida rendeu críticas de especialistas. Isso porque a aplicação da vacina da Pfizer em crianças a partir de 5 anos já foi liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 16 de dezembro. A consulta significa mais tempo para começar a vacinar crianças. Além disso, especialistas questionam a ideia de passar um tema técnico – e que teve avaliação e aprovação de órgãos especializados – para uma escolha da opinião pública.

Após críticas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na terça-feira (21): “ qual é o mal de se fazer uma consulta pública? Não pode fazer audiência pública para discutir com a sociedade brasileira em processo de avaliação?”.

Bolsonaro é publicamente contra a vacinação de crianças. Apesar da aprovação pela Anvisa, seu governo ainda não adquiriu as doses que serão usadas para crianças. Funcionários da Anvisa têm sido alvos de ataques na internet após a recomendação de vacinar crianças.

Estudos com crianças mostram que a imunização com a Pfizer é eficaz e segura . Ao menos 16 países já começaram a vacinação infantil, segundo levantamento do portal G1. Entre eles, estão Estados Unidos, Argentina, China, Canadá, Israel, Chile e diversos países europeus.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas