Extra

Carnaval: SP e Rio adiam desfiles de samba para abril

Da Redação

21 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h18)

Decisão foi motivada pela alta recente de casos de covid-19 e gripe, segundo prefeituras. Cidades já haviam cancelado festas de rua no início do mês

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: AMANDA PEROBELL/REUTERS – 13.FEV.21

Mestre-sala e porta-bandeira dançando no Sambódromo do Anhembi

Mestre-sala e porta-bandeira dançando no Sambódromo do Anhembi

Os prefeitos Ricardo Nunes (MDB), de São Paulo, e Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, anunciaram nesta sexta-feira (21) que adiaram os desfiles de escolas de samba para abril, no feriado de Tiradentes. O motivo para a nova data é a alta recente de casos de covid-19 e gripe, segundo eles.

A decisão foi tomada após uma reunião virtual na noite desta sexta (21) entre os dois prefeitos, seus secretários de Saúde e os presidentes das Ligas de Escolas de Samba. Ambas as cidades já haviam cancelado a folia de rua no início de janeiro. O feriado de Carnaval deste ano será em 1º de março.

Os casos de covid-19 têm crescido em meio à expansão da variante ômicron do coronavírus. Apesar de ser considerada mais branda, a nova cepa é mais transmissível. Na terça (18) e quarta-feira (19), o país bateu dois recordes consecutivos de infecções desde o início da pandemia.

204,8 mil

novos casos de covid-19 foram registrados no Brasil na quarta-feira (19); foi a primeira vez que o país ultrapassou 200 mil casos diários desde março de 2020

98,7%

das amostras de coronavírus analisadas no Brasil em 12 de janeiro eram da variante ômicron, segundo levantamento

Em parte do país, a circulação intensa da variante ômicron também tem levado a mais hospitalizações, embora em menor proporção. No estado do Rio, havia 12 pacientes internados por covid-19 na rede pública em dezembro de 2021. Na terça-feira (18), já havia 652 pessoas.

Na quarta-feira (19), a prefeitura de São Paulo divulgou os protocolos sanitários para os desfiles no Sambódromo. Segundo o governo, todas as pessoas no evento — integrantes das escolas e público — deverão usar máscaras contra a covid-19 e apresentar comprovante de vacinação com ao menos duas doses.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas