Extra

OCDE abre negociações para adesão do Brasil e mais 5 países

Da Reuters

25 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h19)

Entidade diz não haver prazo para conclusão dos processos, mas situação do país é considerada avançada. Governo busca entrada no bloco desde 2017

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: CHARLES PLATIAU/REUTERS – 3.SET.2009

Imagem mostra duas pessoas andando em frente a um prédio com fachada em tons claros e bandeiras hasteadas na entrada

Sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em Paris, na França

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que tem como objetivo estimular o progresso econômico e o comércio mundial, anunciou na terça-feira (25) que decidiu abrir negociações com o Brasil e com outros cinco países candidatos a se associarem à entidade. Atualmente, ela conta com 38 países-membros.

A decisão ocorreu após avaliação do progresso feito pelos seis candidatos desde que solicitaram adesão à organização, disse a entidade em nota. Além do Brasil, Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia receberam aprovação para o início das negociações.

“Não há prazo para a conclusão dos processos de adesão. O resultado e o cronograma dependem da capacidade de adaptação e ajuste de cada país candidato para se alinhar aos padrões e melhores práticas da organização”, afirmou a OCDE.

O processo costuma demorar em média de três a quatro anos, mas o Brasil está adiantado na avaliação da entidade. Até dezembro de 2021, o país já havia obtido o aval da OCDE em 103 dos 251 requisitos que os países precisam cumprir para se juntar à organização. Entre as normas exigidas pela organização estão a preservação da liberdade individual, da democracia e de economias de mercado abertas, além de objetivos para combater a mudança climática.

O país iniciou o processo de aproximação com a OCDE em 2017, no governo de Michel Temer. Desde 2019, Jair Bolsonaro também busca a entrada na organização. Nesta terça-feira (25), o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou que o presidente já assinou uma carta-resposta aceitando a abertura do processo de adesão. A OCDE diz que espera mais compromissos do Brasil em áreas como meio ambiente para negociar a entrada.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas