Garimpo cresce em área de conservação na Amazônia desde 2019
Da Redação
29 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h25)Relatório oficial obtido pelo site InfoAmazonia identificou aumento de dragas e barcos associados a atividade ilegal na Estação Ecológica Juami-Japurá
Temas
Compartilhe
Dragas avistadas em sobrevoo do rio Jaumi, dentro de unidade de conservação federal na Amazônia
O desmatamento impulsionado pelo garimpo de ouro tem aumentado ano a ano na Estação Ecológica de Juami-Japurá, na Amazônia, desde 2019, quando tomou posse o presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são de um relatório do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) obtido pelos sites InfoAmazonia e PlenaMata.
A Estação Ecológica de Juami-Japurá é uma unidade de conservação federal criada em 1983, localizada no município de Japurá, a 700km de Manaus, próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia. A área é gerida pelo Núcleo de Gestão Integrada – Tefé, órgão vinculado ao ICMBio, que produziu o relatório.
De acordo com o InfoAmazonia, o documento mostra que não havia registro de atividade garimpeira na região desde 2003, mas isso teria mudado pela falta de fiscalização e infraestrutura, assim como pela valorização do preço do ouro. Em 2019, quatro dragas — equipamentos usados no garimpo para cavar o leito do rio em busca de minério — foram identificadas na unidade de conservação.
Imagens de um sobrevoo da região feito em 17 de agosto de 2021 revelaram 31 dragas e cinco barcos associados à atividade ilegal. “[O] rio Juami se encontra comprometido ao longo de todo o seu trajeto, até bem próximo à sua cabeceira direita, apenas o afluente esquerdo que o forma se encontra, aparentemente, e até agora, livre do impacto garimpeiro”, diz um trecho do relatório.
O documento traz também registros de“membros infiltrados de grupos paramilitares da Colômbia, patrocinando a atividade do garimpo e achacando comunidades e extrativistas brasileiros”. Um servidor federal não identificado afirmou ao InfoAmazonia que “a situação se agrava a cada dia na região, onde há um conluio do crime organizado brasileiro e de países vizinhos”.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas