Extra

Moro se filia ao União Brasil e abre mão por ora de tentar Planalto

Da Redação

31 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h26)

Ex-juiz troca Podemos por partido criado em fusão de PSL e DEM, e anuncia que ‘neste momento’ desiste de pré-candidatura à Presidência para ‘facilitar negociações’ na terceira via

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO /REUTERS

Retrato com rosto do ex-juiz Sergio Moro em primeiro plano, com semblante sério.

O ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro

O ex-juiz Sergio Moro anunciou a sua saída do partido Podemos e seu ingresso no União Brasil nesta quinta-feira (31) . Nas redes sociais, o ex-ministro do governo Bolsonaro disse que está abrindo mão “neste momento” da sua pré-candidatura presidencial, para “facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”, em referência a um nome para tentar rivalizar com os favoritos na corrida eleitoral até agora, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).

A desistência à candidatura presidencial foi uma pré-condição imposta pelo União Brasil, vinda da ala da legenda formada por políticos do antigo DEM, segundo o portal UOL. No Podemos, Moro também estava sendo pressionado a desistir da disputa ao Planalto, para que o partido priorizasse campanhas para outros cargos. Segundo informações de bastidores, ele pode se candidatar a deputado federal por São Paulo na eleição que acontecerá em 2 de outubro. Moro transferiu seu domicílio eleitoral do Paraná para o estado.

Moro havia sinalizado na segunda-feira (28) uma aproximação com o União Brasil. O ex-juiz da Lava Jato publicou uma foto de um jantar com o líder do partido, o deputado Luciano Bivar (PE) e disse que ele seriaum ótimo vice ou cabeça de chapa.

O anúncio do ex-juiz aconteceu no mesmo dia em que João Doria, governador de São Paulo, ameaçou desistir da corrida presidencial em meio a uma crise no PSDB, partido em que o ex-governador gaúcho Eduardo Leite tenta articular uma candidatura ao Planalto apesar de Doria ter vencido as prévias tucanas.

Desde sua saída do Ministério da Justiça de Bolsonaro, em 2020, Moro vinha ventilando a possibilidade de se candidatar à Presidência. Ele se filiou ao Podemos em novembro de 2021 e anunciou sua pré-candidatura, mas não decolou nas pesquisas. Na última Datafolha, a chamada “terceira via” ainda não marcava dois dígitos de intenção de voto. De acordo com o levantamento, Sergio Moro tem 8% de intenções de voto na pesquisa estimulada, e Ciro Gomes (PDT) tem 6%. João Doria tem 2%.

PRIMEIRO TURNO

Intenção de voto para presidente em 2022 - Datafolha 24 de março

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas