Governo federal troca presidência da Petrobras de novo
Da Redação
23 de maio de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h31)José Mauro Coelho foi demitido após 40 dias no cargo. Secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia é indicado para o comando da estatal
Caio Paes de Andrade, novo presidente da Petrobras
O governo federal demitiu nesta segunda-feira (23) o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, que ficou apenas 40 dias no cargo. O indicado para a presidência da estatal no lugar de Coelho é Caio Paes de Andrade, segundo nota do Ministério das Minas e Energia. A medida veio duas semanas apósa Petrobras aumentar o preço do diesel em 8,9%.
Andrade é hoje secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia e próximo ao ministro Paulo Guedes. O nome de Andrade precisa ainda ser aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras.
Coelho havia sido nomeado em abril pelo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que foi exonerado em 11 de maio. Albuquerque foi substituído por Adolfo Sachsida , que também veio da equipe econômica.
Essa é a terceira demissão na presidência da Petrobras desde o início do governo de Jair Bolsonaro, todas motivadas pela elevação dos preços dos combustíveis.Antes de Coelho, o presidente demitiu Roberto Castello Branco, que havia sido indicado por Guedes, e o general da reserva Joaquim Silva e Luna.
Em 2022, ano eleitoral, Bolsonaro tem feito críticas recorrentes aos aumentos feitos pela estatal, que segue a política de preços de acompanhar o mercado internacional de petróleo. O presidente, porém, não toma medidas à sua disposição para enfrentar os preços elevados– Silva e Luna e Coelho, por exemplo, mantiveram a política de preços da estatal, em vigor desde 2016.
(Com informações da Reuters)
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas