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Netflix completa 25 anos contestada pela concorrência

Da Redação

29 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h40)

Companhia pioneira no streaming de filmes e séries perdeu 970 mil assinantes no segundo trimestre, mas planeja medidas para voltar a atrair consumidores

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FOTO: BING GUAN/REUTERS

Logo da Netflix na edição de 2022 da Comic-Con International em San Diego, na Califórnia

Logo da Netflix na edição de 2022 da Comic-Con International em San Diego, na Califórnia

A Netflix completa 25 anos de existência nesta segunda-feira (29) em meio a um cenário de perda de assinantes e contestação de sua hegemonia no mercado devido à ascensão de concorrentes. Apesar disso, a empresa americana, que teve início em 1997 como uma locadora de DVDs pelo correio e se tornou a pioneira do streaming em 2007, ainda considera que está em uma posição vantajosa e planeja medidas para voltar a atrair novos consumidores.

Em julho, a Netflix publicou um balanço informando que perdeu 970 mil assinantes ao redor do mundo no segundo trimestre de 2022. Essa foi a segunda queda consecutiva. Nos primeiros três meses do ano, a gigante do streaming já havia tido uma baixa de 200 mil na quantidade de clientes. As receitas da empresa continuaram altas, gerandoUS$ 1,4 bilhão de lucro no segundo trimestre número acima dos US$ 1,3 bilhão do mesmo trimestre do ano anterior.

220 milhões

é quanto a Netfflix tem de assinantes

Vários fatores explicam a queda de assinaturas da Netflix em 2022 , que ocorre após 10 anos seguidos de crescimento no número de clientes. Entre eles, está o compartilhamento de contas entre familiares. A empresa anunciou que vai passar a cobrar taxas extras dos usuários que agirem dessa forma, o que deve acontecer ainda em 2022.

Outro fator é a mudança nos hábitos dos consumidores. De acordo com uma pesquisa divulgada em março pela Digital Media Trends da Deloitte, a geração z (pessoas dos 14 aos 25 anos) passa mais tempo jogando videogames e se divertindo com vídeos publicados por criadores de conteúdo de plataformas como TikTok e YouTube do que assistindo a séries e filmes disponibilizadas no streaming. Por isso, a Netflix cogita colocar games dentro do aplicativo.

Há ainda a crescente concorrência dentro do mercado de streaming, com a ascensão de plataformas similares à Netflix, como Amazon Prime e HBO Max. Embora a Netflix continue tendo mais assinantes isoladamente (cerca de 220 milhões), a soma de clientes de todos os serviços desse tipo oferecidos pela Disney ultrapassa os 221 milhões.

Apesar desse cenário, a Netflix ainda se vê em uma posição favorável. A perda de 970 mil assinantes foi, inclusive, recebida com otimismo pelos seus investidores, uma vez que as previsões iniciais de uma queda de 2 milhões de clientes eram bem mais pessimistas. Uma das estratégias que a companhia vai adotar para isso é o lançamento de planos mais baratos, que, diferentemente dos oferecidos até aqui, terão anúncios.

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