Extra

Flávio Bolsonaro diz que pai não tem prazo para voltar ao Brasil

Da Redação

28 de janeiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h15)

Ex-presidente está nos Estados Unidos desde o fim de dezembro e, de acordo com senador, tenta regularizar sua estadia em solo americano

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Flávio Bolsonaro em uma cerimônia em Brasília

Flávio Bolsonaro em uma cerimônia em Brasília em 2019

O senador Flávio Bolsonaro afirmou neste sábado (28) que seu pai, Jair Bolsonaro, não tem prazo para voltar ao Brasil. O ex-presidente está em um condomínio na Flórida, nos Estados Unidos, desde o dia 30 de dezembro. Ele viajou para o país para não passar a faixa para o seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Pode ser amanhã, pode ser daqui a seis meses, nunca, não sei. Ele [Bolsonaro] está desopilando. Você nunca tirou férias, não?”

Flávio Bolsonaro

Senador, em fala a jornalistas em 28 de janeiro de 2023

A declaração foi dada pelo senador em uma entrevista a jornalistas durante o lançamento do bloco formado por PL, PP e Republicanos para apoiar a candidatura do senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) para a presidência do Senado. Marinho foi ministro do governo Bolsonaro.

Flávio também afirmou que o ex-presidente está em processo para regularizar o seu visto de estadia em solo americano. Bolsonaro entrou no país quando ainda era chefe de Estado, e recentemente tem enfrentado um movimento de congressistas do Partido Democrata que pressionam por sua saída do país.

A articulação ganhou força especialmente após os ataques golpistas de 8 de janeiro, quando uma turba de apoiadores do ex-presidente invadiu as sedes dos Três Poderes em Brasília. O evento repetiu o roteiro da invasão do Capitólio dois anos antes por apoiadores do ex-presidente dos EUA Donald Trump.

O senador ainda afirmou que o prolongamento da estadia do ex-presidente não tem relação com os problemas judiciais que Bolsonaro enfrenta no Brasil. Ele é alvo de uma série de inquéritos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral por seus ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. Ele também é investigado por suspeita de ter estimulado os atos de 8 de janeiro.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas