Extra

45% das mulheres de SP já foram assediadas no transporte público

Da Redação

07 de março de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h19)

Pesquisa mostra que modais coletivos ainda são espaços onde moradoras da cidade dizem correr mais risco, apesar de menções a eles terem caído em relação a 2021. Assédio cresceu no transporte particular

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: AMANDA PEROBELLI /REUTERS 16.03.2020

Imagem mostra passageiros lado a lado aglomerados dentro de vagão na estação Sé do metrô, em São Paulo

Passageiros na estação Sé do metrô, em São Paulo

Pesquisa da organização Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ipec divulgada nesta terça-feira (7) mostra que 45% das moradoras da cidade de São Paulo dizem já ter sofrido assédio sexual no transporte coletivo. O dado é do levantamento “Viver em São Paulo: mulheres”.

Com isso, o transporte público é, pelo quinto ano consecutivo, o espaço onde as moradoras da cidade mais correm o risco de sofrer assédio, na sua percepção. Apesar disso, a pesquisa de 2023 mostra uma queda significativa nas menções a ele (39%) em relação ao levantamento de 2021 (52%).

Depois do transporte coletivo, as mulheres dizem ter sido mais assediadas no ambiente de trabalho (29%), no ambiente familiar (21%) e no transporte particular, que inclui meios como táxi, Uber e 99 (19%). Em 2021, esse último índice era sete pontos percentuais menor: 12%.

Segundo a pesquisa, 67% das moradoras de São Paulo já sofreram algum tipo de assédio, o que representa mais de 3,8 milhões de mulheres. Trinta e dois por cento dizem que já foram agarradas, beijadas ou desrespeitadas sem seu consentimento.

A pesquisa entrevistou 800 pessoas com 16 anos ou mais em dezembro de 2022 de forma presencial e online. O levantamento da Rede São Paulo e do Ipec é realizado anualmente e também tem parceria do Sesc. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas