Extra

Número de imóveis vazios explode em 12 anos no país

Da Redação

28 de junho de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h04)

Segundo Censo 2022, casas desocupadas cresceram 87% em relação a 2010. Domicílios ocupados só ocasionalmente cresceram 70%. Soma representa triplo do deficit habitacional brasileiro

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: RICARDO MORAES/REUTERS

Placas anunciam disponibilidades para alugar imóvel

Apartamentos disponíveis para locação no Rio de Janeiro

O número de domicílios vagos ou utilizados só ocasionalmente teve um aumento significativo no país entre 2010 e 2022, segundo dados do Censo Demográfico divulgados nesta quarta-feira (28).

O aumento foi de 87% de unidades desocupadas, e de 70% no caso de imóveis usados para veraneio ou aluguel temporário. Somadas, as duas categorias representam o triplo do deficit habitacional brasileiro.

18 milhões

era o número de domicílios vagos ( 11,4 milhões) ou utilizados apenas ocasionalmente (6,7 milhões), segundo o Censo Demográfico de 2022

A ocupação de imóveis ociosos é apontada por especialistas em urbanismo como uma das soluções possíveis para os problemas de moradia, especialmente em grandes cidades, como mostrou o Nexo num Expresso de 2018.

6 milhões

era o deficit habitacional em 2019, segundo a Fundação João Pinheiro , incluindo casas precárias, coabitações e aluguel muito caro para moradores

“Investir em moradia popular é urgente”, escreveu a deputadaErika Hilton (PSOL-SP) no Twitter ao reagir aos dados do Censo de 2022 divulgados nesta quarta-feira (28). A parlamentar observou que parte dessa ociosidade pode ser atribuída à especulação imobiliária.

“A primeira coisa que a gente precisaria fazer é voltar a notificar proprietários e proprietárias com imóveis vazios, subutilizados e não utilizados, ou seja, que descumprem a função social da propriedade”, disse Bianca Tavolari ao Nexo , em entrevista publicada em janeiro na qual a urbanista discutia as prioridades de São Paulo em meio ao debate da revisão do Plano Diretor.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas