77 cidades de SC decretam emergência por causa de chuvas
Da Redação
09 de outubro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h09)Dos 295 municípios catarinenses, 136 registraram algum estrago causado pelos temporais. Cidades como Taió, no vale do Itajaí, estão entre as mais afetadas. Duas pessoas morreram e um bebê ficou ferido
Temas
Compartilhe
Alagamento na cidade de Taió (SC) após fortes chuvas
Setenta e sete cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o estado, segundo informações atualizadas nesta segunda-feira (9). Dos 295 municípios catarinenses, 136 registraram algum estrago causado pelos temporais. Duas pessoas morreram e um bebê ficou ferido.
Cidades como Taió , no vale do Itajaí, estão entre as mais afetadas pelas precipitações. O município de pouco mais de 18 mil habitantes amanheceu nesta segunda (9) com as ruas inundadas depois de o rio que corta a região ter atingido 12 metros de altura. Rio do Sul , lugar também atingido pelos temporais, tem quase 7.000 habitantes desalojados, o que equivale a 10% da população local.
46%
das cidades de Santa Catarina (ou 136, em números absolutos) registraram algum estrago por causa das chuvas
Os temporais em Santa Catarina duram uma semana. Além de danos à população das cidades atingidas, eles levaram à interdição de rodovias e ao cancelamento de aulas, eventos e festas, como a tradicional Oktoberfest de Blumenau. Foi a primeira vez que o evento foi suspenso em 39 anos, como registrou o Nexo .
As chuvas de Santa Catarina se somam a uma série de eventos climáticos extremos que têm ocorrido no Brasil nos últimos meses, como os temporais que chegaram ao Rio Grande do Sul em setembro, a onda de calor extremo que marcou o fim do inverno e a seca que atinge a Amazônia , no contexto da influência do El Niño . O Nexo explicou num Expresso como o fenômeno climático afeta e já afetou o Brasil antes.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou no sábado (7) o fechamento de comportas da Barragem Norte de José Boiteux para segurar a água das chuvas. Indígenas do povo Xokleng, que temem que o fechamento alague suas aldeias, entraram em confronto com policiais no domingo (8) ao tentarem bloquear o acesso às estruturas, informou a Agência Brasil.
O Ministério dos Povos Indígenas acompanha o caso. A pasta publicou nesta segunda (9) nas redes sociais que a Polícia Militar de Santa Catarina irá sair da região da barragem e o Ministério Público Federal irá apurar sua ação no dia anterior.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas