Extra

Egito suspende saídas de Gaza. Brasileiros continuam lá

Da Redação

05 de novembro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h11)

País árabe susta autorizações para estrangeiros, palestinos com dupla nacionalidade e feridos deixarem enclave. Embaixada do Brasil acompanha situação de 34 pessoas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: IBRAHEEM ABU MUSTAFA/REUTERS – 5.NOV.2023

Palestinos aguardam permissão para deixar Gaza pela fronteira com o Egito

Palestinos aguardam permissão para deixar Gaza pela fronteira com o Egito

O Egito suspendeu neste domingo (5) as autorizações para estrangeiros, palestinos com dupla nacionalidade e feridos deixarem a Faixa de Gaza. A fronteira do enclave com o país, via Rafah, é a única saída possível do território conflagrado entre Israel e Hamas desde o início de outubro.

Desde quarta-feira (1º), grupos de centenas de pessoas têm sido liberadas diariamente, mediante negociações entre autoridades egípcias, israelenses, americanas e qataris (a monarquia árabe medeia a situação com o Hamas, que governa Gaza). Os 34 brasileiros que pediram para deixar o território ainda aguardam o aval para sua saída.

“A gente está destruído. É cada dia pior do que o outro. A gente come uma vez por dia, não tem gás de cozinha. As coisas estão complicadas. Não temos água encanada, nem energia”

Hasan Rabee

comerciante brasileiro que aguarda autorização para deixar a Faixa de Gaza, em vídeo gravado no sábado (4)

O Egito não justificou publicamente os motivos por ter suspendido a saída de civis de Gaza. De acordo com fontes do Itamaraty ouvidas pelo site da CNN Brasil, o motivo é a situação dos feridos que aguardam para deixar o local. O jornal Folha de S.Paulo afirma que a falta de segurança para o transporte deles é o principal impasse, dois dias após Israel ter bombardeado um comboio de ambulâncias.

Na sexta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o chanceler israelense, Eli Cohen, havia dado garantias que o grupo de brasileiros seria autorizado a deixar Gaza até o dia 8 de novembro. A declaração foi registrada pela Agência Brasil.

O podcast Durma com Essa explicou os deslocamentos internos em Gaza num momento em que Israel intensifica seus ataques aéreos e a invasão terrestre do enclave.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas