Harris põe Trump na defensiva e se sobressai em debate
Da Redação
11 de setembro de 2024(atualizado 11/09/2024 às 21h25)Embate tratou de temas como aborto, imigração e economia. Analistas políticos e levantamento com eleitores veem vitória da vice-presidente no encontro. Intenções de voto mostram disputa acirrada
Temas
Compartilhe
Donald Trump e Kamala Harris durante debate na rede ABC
Kamala Harris e Donald Trump fizeram, na noite de terça-feira (10), seu primeiro debate televisivo da disputa eleitoral pela Casa Branca. Com tom assertivo e ataques ao ex-presidente, a vice colocou o republicano na defensiva e conseguiu prevalecer em temas importantes da campanha, como aborto, imigração e economia.
Assim como no embate anterior com Joe Biden, cujo desempenho ruim culminou na saída do presidente da corrida, Trump fez declarações falsas, mas desta vez foi desmentido pelos moderadores do canal ABC News. A avaliação de comentaristas políticos e pesquisas com eleitores é que Harris foi a vencedora da noite.
63%
dos eleitores acharam que Kamala Harris venceu o debate na ABC News, segundo levantamento do canal americano CNN
O debate abordou temas como a proibição do direito ao aborto, a imigração, a economia americana, o papel dos EUA nas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza e as investidas antidemocráticas do republicano, como destacou o site G1.
Harris, que assumiu a chapa democrata em julho, aproveitou momentos para ressaltar pontos de sua trajetória, como a origem na classe média e sua carreira como promotora no estado da Califórnia. Em várias das respostas, incluiu “cutucadas” ao ego de Trump, como comentários sobre o tamanho dos comícios do republicano, sua condenação criminal e seu desprestígio diante de líderes mundiais, como relatou o jornal Folha de S.Paulo.
“Eu viajei pelo mundo como vice-presidente dos Estados Unidos, e os líderes mundiais estão rindo de Donald Trump. Eu conversei com líderes militares, alguns dos quais trabalharam com você, e eles dizem que você é uma vergonha”
Kamala Harris
vice-presidente dos EUA, em debate na ABC
Como resultado, Trump se mostrou alterado e passou boa parte do debate se defendendo, conforme analisou o jornal americano New York Times. O ex-presidente questionou a inflação alta sob o governo Biden e sua política migratória. Também fez comentários falsos, que foram desmentidos pelos moderadores.
“Se Kamala se tornar presidente deste país, não haverá uma oportunidade de sucesso. Vamos nos tornar uma Venezuela com esteroides”
Donald Trump
ex-presidente dos EUA, em debate na ABC
Não há confirmação de se haverá um novo debate até a eleição presidencial, que acontece em 5 de novembro. As pesquisas indicam que a disputa será apertada e deve ser definida por alguns estados decisivos. O Nexo explicou como ler os levantamentos do país, que tem um sistema indireto de votação.
Logo após o debate, a cantora Taylor Swift anunciou seu apoio a Kamala Harris numa postagem nas redes sociais. O endosso da estrela pop, que não costuma comentar temas políticos, veio também após Trump usar imagens manipuladas por inteligência artificial para sugerir que a cantora seria sua eleitora, como lembrou o jornal O Globo.
Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas