8 países reconheceram a Palestina desde o começo da guerra
Gabriel Zanlorenssi e Mariana Froner
23 de maio de 2024(atualizado 23/05/2024 às 12h09)Após declaração de Espanha, Irlanda e Noruega, já são 145 membros da ONU que veem o Estado palestino como independente e soberano. Status pleno nas Nações Unidas depende de Conselho de Segurança
Temas
Compartilhe
Nesta quarta-feira (22), Espanha, Noruega e Irlanda anunciaram em conjunto que vão reconhecer a Palestina como Estado na próxima semana.
Desde o início da guerra entre Hamas e Israel, já são oito países que deram o status oficial para os palestinos. Os três europeus se somam a Bahamas, Barbados, Jamaica, México e Trinidad e Tobago.
Ao todo, são 145 membros e dois observadores da ONU (Vaticano e os próprios palestinos) que reconhecem a soberania da Palestina. Para ser um membro pleno das Nações Unidas, falta a aprovação no Conselho de Segurança. No órgão, o único impeditivo é o veto dos Estados Unidos.
Desses 145 membros da ONU, 115 também reconhecem Israel. Esse é o caso do Brasil, que entende que toda a Faixa de Gaza e a Cisjordânia são territórios palestinos. O reconhecimento veio em dezembro de 2010, por determinação de Lula.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas