Podcast

Quanto os governos deixam de arrecadar por causa de offshores

Letícia Arcoverde

16 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h31)

Envio de dinheiro a paraísos fiscais e outros lugares com tributação mais baixa ‘drenou’ centenas de bilhões de dólares em 2020, segundo relatório de entidades internacionais

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Governos ao redor do mundo deixaram de arrecadar pelo menos US$ 483 bilhões em impostos em 2020 porque empresas e pessoas ricas enviaram dinheiro para outros países, entre eles paraísos fiscais. Considerado “a ponta do iceberg” de um montante envolto em sigilo, o dado é de um relatório anual elaborado pela Rede de Justiça Fiscal, a Aliança Global pela Justiça Fiscal e a Federação Internacional do Serviço Público. O “Durma com essa” desta terça-feira (16) discute os valores movimentados e os efeitos da chamada elisão fiscal. O episódio também tem a participação do repórter especial João Paulo Charleaux , que comenta uma aguardada conversa entre Joe Biden e Xi Jinping, e da redatora Fernanda Boldrin , que fala sobre as especulações em torno de uma chapa que una Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin em 2022.

Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

Colaborou Roberto Soares

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas