O Brasil passou a Rússia em população carcerária. Como chegamos aqui?
André Cabette Fábio
11 de dezembro de 2017(atualizado 28/12/2023 às 23h26)Para especialista, qualidade das investigações no país é baixa, o que contribui para o grande número de presos sem condenação
Prisioneiros em culto evangélico em 2009 em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro
Anualmente, o Ministério da Justiça brasileiro disponibiliza a gestores de penitenciárias do país inteiro um formulário on-line sobre a situação das unidades que eles administram. O resultado é o diagnóstico mais completo sobre o perfil da população carcerária do Brasil e quais os problemas que ela enfrenta. Trata-se do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias).
Os dados divulgados no início de dezembro de 2017 mostram que o país passou a Rússia e atingiu, no ano de 2016, o terceiro lugar no mundo em número de pessoas presas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas