Entrevista

Por que é tão difícil apontar culpados para crimes ambientais

Natan Novelli Tu

18 de setembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h53)

Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente fala ao ‘Nexo’ sobre os impasses da penalização

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 28.AGO.2020

Sob céu alaranjado, dois bombeiros sobem em cima de caminhão para esguichar água em mato seco

Bombeiros apagam foco de incêndio no Pantanal, na cidade de Poconé (MT)

Em agosto de 2019, cinco mil toneladas de óleo atingiram praias de vários estados , no maior desastre ambiental marinho da história do Brasil. Em setembro de 2019, mais de mil hectares da área de proteção ambiental de Alter do Chão, no Pará, foram consumidas pelo fogo . Nos dois casos, um ano depois, ninguém foi responsabilizado pelo estrago.

No vazamento de óleo, um inquérito apontou que a origem do composto é venezuelano, o que não significa que ele tenha sido lançado por embarcações do país. O inquérito segue sem apontar culpados. Ambientalistas e o Ministério Público Federal criticaram a resposta federal , que demorou a criar um plano de contingenciamento das manchas e culpou sem provas órgãos de defesa ambiental pelo crime — o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles chegou a se referir à Greenpeace como “ Greenpiche ”.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas