Entrevista

‘Os historiadores têm de entrar para a política’

João Paulo Charleaux

11 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h37)

Rui Tavares, historiador, escritor e deputado português, fala ao ‘Nexo’ sobre o engajamento político de intelectuais e a fundação de uma nova esquerda

Temas

Compartilhe

FOTO: DIVULGAÇÃO

Rui Tavares, em retrato aproximado de seu rosto, de frente para a câmera, com o fundo desfocado, ao ar livre

Rui Tavares, escritor, historiador e deputado pelo partido português Livre

Rui Tavares faz parte de uma geração de intelectuais portugueses cuja voz se faz ouvir muito além das fronteiras do país, especialmente no Brasil. Ele é também um historiador e escritor que não se restringe ao trabalho acadêmico; ao contrário, fundou um partido de esquerda, o Livre, e por meio dele tornou-se o único deputado da legenda na Assembleia da República.

Nesta entrevista concedida ao Nexo por telefone na quarta-feira (6), Tavares fez uma análise crítica das esquerdas, marcando a diferença entre esse tradicional setor político – muitas vezes nacionalista, industrialista e tribalista, segundo ele –, e uma nova esquerda, que diz representar por meio do Livre: mais cosmopolita, ecológica, democrática e em favor dos direitos humanos em todas as circunstâncias.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas