Entrevista

‘Existe uma disputa pelo modelo de ordem pós-neoliberal’

Marcelo Roubicek

27 de abril de 2024(atualizado 27/04/2024 às 17h44)

O ‘Nexo’ conversa com Marcos Nobre, presidente do novo Centro para Imaginação Crítica, do Cebrap, sobre as alternativas que emergem da crise do neoliberalismo

FOTO: Hannibal Hanschke/REUTERS - 07.JUL.2017Homem de boné segura faixa em que está escrito "CAPITALISM KILLS". Atrás dele, há fogo na rua.

Protesto contra o G20 em Hamburgo, na Alemanha

O neoliberalismo, enquanto ordem global, está em crise. E o que se desenha no mundo inteiro — com particularidades em cada local — é uma disputa pelo que vem depois. Em outro momento, embate similar resultou em guerra, algo que é preciso evitar.

É o que disse ao Nexo Marcos Nobre, professor titular de filosofia política da Unicamp e presidente do CCI (Center for Critical Imagination, ou Centro para Imaginação Crítica), lançado no âmbito do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) na sexta-feira (26).

Com apoio da organização Open Society Foundations, o novo centro de pesquisa se propõe a discutir a crise do neoliberalismo, as diferentes crises que derivam dela e os caminhos alternativos. Também pretende trazer a discussão para o debate público brasileiro, considerando também o contexto do país.

O Nexo conversou com Nobre sobre o momento do neoliberalismo e sobre os cenários que se desenham na disputa sucessória da ordem global.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas