Cientistas do Brasil que você precisa conhecer
Em vídeos, entrevistas e podcasts, o Nexo apresenta a história de pesquisadores do passado e o trabalho e a trajetória de profissionais que estão em atuação
Da Redação em 07 de jun de 2020 (Atualizado em 16 de dez de 2021)
A ciência ganhou um papel central durante a pandemia do novo coronavírus. Na medida em que discussões antes restritas à academia passaram a ser observadas mais de perto pelo público geral, a evolução do conhecimento sobre o vírus, o desenvolvimento em tempo recorde de vacinas e a busca por tratamentos efetivos se tornaram uma fonte constante de expectativa e esperança.
Na contramão da tendência mundial, o Brasil vive um momento particular em relação à ciência. Enquanto pesquisadores seguem desenvolvendo pesquisas de ponta em todo o país, o governo federal vem, desde 2014, cortando verbas destinadas à produção científica, além de reverberar, a partir de 2019, um discurso de descrença e desconfiança na ciência que se aprofundou na crise sanitária.
A produção científica, de forma geral, é pouco prestigiada no país e o cientista é muitas vezes visto como uma figura distante e inacessível, restrita ao universo do laboratório e de um saber técnico específico.
Valorizar a produção científica nacional, nesse contexto, se mostra essencial. É por isso que, em junho de 2019, o Nexo iniciou a série “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”.
A primeira fase do projeto foi organizada em duas frentes, publicadas em 2019 e 2020: uma delas trouxe 12 vídeos com a minibiografia de pesquisadores que marcaram a história. A outra frente trouxe 12 entrevistas em texto na seção “Profissões”, com cientistas brasileiros em atuação hoje no mundo.
A segunda fase, publicada em 2020 e 2021, retomou as conversas com cientistas por meio de um podcast. Os programas trouxeram entrevistas com 15 pesquisadores com produção e carreira consolidadas nas suas áreas. O conteúdo foi apresentado em áudio e numa página de texto com a transcrição e materiais extras.
O objetivo da iniciativa é contribuir para que cientistas estejam cada vez mais presentes no debate público nacional. Ao mesmo tempo, a ideia é inspirar leitores e ouvintes, em especial jovens que estão na fase de escolha de caminhos profissionais — de forma a contemplar a possibilidade de se tornar um cientista ou de pensar na ciência como algo mais próximo do seu cotidiano.
“Cientistas do Brasil que você precisa conhecer” contou com o apoio do programa de divulgação científica do Instituto Serrapilheira.
Podcasts
Em áudio e texto, foram publicadas 15 entrevistas com cientistas que têm produção significativa e carreira consolidada nas suas áreas. As conversas conduzidas pelo redator do Nexo Cesar Gaglioni abordam tanto a produção científica quanto a trajetória pessoal e profissional dos pesquisadores, que atuam em disciplinas como neurociência, física, medicina, arqueologia, biologia, ciência da computação, entre outros.
Minibiografias
Em vídeos de animação, contamos a história de 12 cientistas brasileiros que marcaram seu campo de atuação e foram reconhecidos nacional e internacionalmente. De Bertha Lutz e Carlos Chagas, nascidos no século 19, a Marta Vannucci e Jacob Palis, ainda em atuação no século 21, trouxemos a vida e a obra desses pesquisadores que colocaram a ciência brasileira em destaque no mundo.
Entrevistas
Na seção “Profissões”, foram publicadas conversas conduzidas pelo jornalista Denis Burgierman. Os entrevistados são pesquisadores de áreas como ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação e matemática, que vêm tendo o reconhecimento de seus pares e trabalham em linhas de atuação promissoras.
Arte por Thiago Quadros
Desenvolvimento por Thiago Quadros
e Sariana Fernández
Edição por Marina Menezes,
José Orenstein e Letícia Arcoverde
A série ‘Cientistas do Brasil que você precisa conhecer’ contou com o apoio do programa de divulgação científica do Instituto Serrapilheira, uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em março de 2017, com o objetivo de financiar pesquisas de excelência com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica.
Navegue por temas