O cerco a rastreadores de jatos particulares de celebridades
Giovanna Castro
01 de abril de 2025(atualizado 01/04/2025 às 19h24)Agência nos Estados Unidos implementa sigilo sobre dados de voos. Medida ocorre depois de figuras públicas tentarem impedir que informações fossem divulgadas nas redes sociais
Temas
Compartilhe
Avião a jato
A FAA (Administração Federal de Aviação, da sigla em inglês) dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira (28) a criação de um sistema que permite aos proprietários de aeronaves privadas pedir que as informações de registro dos veículos sejam mantidas em sigilo. Com ela, dados como o nome do dono das aeronaves poderão se tornar privados.
A medida faz parte de uma série de procedimentos de privacidade estudados pela FAA desde maio de 2024. Ela ocorre no contexto da popularização de contas que rastreiam as viagens aéreas de celebridades — e os poluentes emitidos nelas — a partir de informações públicas. Nomes como a cantora Taylor Swift e o bilionário Elon Musk vinham criticando a divulgação desses dados.
Neste texto, o Nexo explica quem é o dono da principal conta que rastreia voos de pessoas públicas e quais informações os dados dessas viagens revelam. Mostra também quais são as queixas de celebridades em relação a possíveis violações de privacidade.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas