A genealogia e o perfil dos partidos brasileiros

Desde 1945, país viu o surgimento de dezenas de legendas. Entre dissidências, fusões e integrações, veja como essa história se desenrolou e conheça sobre as siglas neste especial atualizado pelo Nexo em 2024

Os partidos cumprem um papel fundamental em democracias representativas como o Brasil. Eles ajudam a organizar as preferências da população, para que a política não seja algo personalizado. Assim, os partidos reúnem, pelo menos na teoria, grupos de pessoas com ideais e projetos comuns e buscam representar esses interesses quando são eleitos.


Na prática, após a redemocratização em 1988, o Estado brasileiro foi criando mecanismos de financiamento que acabaram por incentivar a criação de cada vez mais partidos. Muitos deles se transformaram em siglas cartoriais, que viviam do fundo partidário. Com a instauração da cláusula de barreira, o acesso a recursos ficou mais limitado para os pequenos partidos, levando a fusões e incoporações. Em 2024, são 29 legendas com registro oficial.


Conheça a história, os líderes e as ideias gerais de cada uma delas. Nos textos, os partidos foram considerados como grandes, médios, pequenos ou muito pequenos dependendo da sua fatia no fundo eleitoral de 2024, que leva em consideração o peso das legendas no Congresso.

Selecione abaixo para saber mais sobre cada partido:


Partido Selecione

Escolha um partido

O que é o partido?

Quem é o partido?

Quando surgiu o partido?

Onde o partido está no espectro ideológico?

Como o partido se organiza?

Por que é preciso atentar ao partido?

Site Oficial

Este conteúdo foi publicado originalmente pelo Nexo em 2018 e atualizado a cada nova eleição. A última atualização foi feita em 25 de setembro de 2024.


Produzido por Gabriel Zanlorenssi, Rodolfo Almeida e Fernanda Nunes

Layout e gráficos por Rodolfo Almeida

Desenvolvimento por Wellington Freitas e Jéssica Oliveira

Edição por Mariana Vick, José Orenstein, Gabriel Zanlorenssi e Conrado Corsalette

Colaboraram em versões anteriores Caroline Souza, Douglas Santo, Lucas Gomes, Olívia Fraga e Ibrahim Cesar Bevilacqua

Colaborou nesta versão Giovanna Hemerly

©2024 Nexo Jornal