A disparidade de gênero no mapa das cidades latinas
Anita Abdalla
06 de novembro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 12h14)Grupo formado por mulheres voluntárias lança projeto que identifica logradouros e incentiva uma maior participação feminina na geografia dos países
Um site desenvolvido por um grupo de voluntários do mundo todo, o OpenStreetMap , mapeia e atualiza dados sobre estradas, trilhas, cafés e estações ferroviárias, por exemplo, em diferentes cidades do mundo. O acesso ao site é gratuito. Fundado em 2004, o OpenStreetMap realiza desde 2007 uma conferência anual, o “State of Map” , para que os mapeadores voluntários se encontrem, com palestras, painéis e workshops.
Uma versão latina da conferência teve sua primeira edição em 2015 e, em novembro de 2016, quando São Paulo sediou o evento, o grupo resolveu falar sobre a diferença entre os gêneros na própria comunidade de voluntários da OpenStreetMap: estima-se que só 3% dos colaboradores sejam mulheres. Em busca de aumentar esse número e trazer mais mulheres para a rede, foi criado o Geochicas .
Voltado a mulheres na América Latina e não-latino-americanas falantes de espanhol, a iniciativa já lançou 4 projetos: uma pesquisa de gênero da comunidade OpenStreetMap , espaços de treinamento para ensinar novas participantes como operar no site, o “Mulheres Mapeando o Mundo” , lançado no dia das mulheres de 2018 para dar visibilidade para o trabalho de mulheres que moldaram o mundo, e “Rua das Mulheres”, um mapa interativo que busca tornar visível a lacuna existente na representação de figuras femininas nas cidades.
Em seu site oficial , o grupo Geochicas diz que tem como objetivo promover o debate sobre o papel das mulheres nos espaços da comunidade de tomada de decisão, a participação das mulheres em atividades comunitárias e representar os interesses femininos na geografia dos países.
No mapa do projeto “Rua das Mulheres” você pode, por enquanto, observar as disparidades de nomes de ruas dedicados a homens e mulheres em algumas cidades de 7 países diferentes: Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, México e Espanha. Além disso, outra informação é em relação à quantidade de mulheres homenageadas em ruas que também possuem uma biografia de sua trajetória no Wikipédia.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas