Expresso

Brasil, EUA e Alemanha: as medidas para as pequenas empresas

Marcelo Roubicek

30 de março de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h51)

Governo brasileiro anuncia linha de crédito especial para garantir os empregos. Previsão é de atingir mais de 12 milhões de trabalhadores, com medidas semelhantes às adotadas em outros países

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 20.03.2020

Homem em frente a pequeno comércio fechado no centro de São Paulo. A loja tem um toldo laranja e está com as portas fechadas. O homem está na calçada com os braços apoiados na cintura.

Homem em frente a pequeno comércio fechado no centro de São Paulo

O governo brasileiro anunciou na sexta-feira (27) um programa de financiamento de pequenas empresas voltado para a manutenção do emprego. A ideia é garantir o pagamento de salários por dois meses, ajudando os negócios com crédito barato e com prazos longos de pagamento.

Além dos trabalhadores informais e autônomos, que compõem o grupo mais vulnerável no momento da crise pandêmica, os donos de pequenos negócios também se deparam com um cenário delicado. Com menos pessoas circulando nas ruas e boa parte da população seguindo as orientações de distanciamento social , a economia brasileira começa a sentir os primeiros impactos . Assim como em outros lugares do mundo, como a China , o comércio sente a ausência de clientes e receitas menores. E a perspectiva para as próximas semanas ou meses não é positiva.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas