O mito europeísta reproduzido pelo presidente da Argentina
Marcelo Roubicek
10 de junho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h10)Alberto Fernández diz que ‘brasileiros saíram da selva’ e argentinos ‘dos barcos’. Fala racista remete a pensamento que enaltece a origem branca e invisibiliza as heranças indígenas e africanas no país
Temas
Compartilhe
Alberto Fernández fala à imprensa após evento com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse na quarta-feira (9) que “os mexicanos vieram dos indígenas; os brasileiros saíram da selva ; e nós [argentinos], chegamos em barcos, barcos que eram vindos da Europa”. Fernández atribuiu a frase erroneamente ao escritor mexicano Octavio Paz. Na realidade, a citação é de uma canção do músico argentino Litto Nebbia .
Feita durante um encontro com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, a fala de Fernandéz foi considerada racista e alvo de uma série de críticas nas redes sociais e entre líderes políticos e artistas da América Latina. Após a repercussão negativa, o presidente foi às redes para pedir desculpas a quem se sentiu ofendido . Ele disse que se referia aos mais de 5 milhões de imigrantes que chegaram à Argentina na primeira metade do século 20 e “conviveram com nossos povos originários”. Ele também afirmou que “nossa diversidade é um orgulho”.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas