6 pontos que estão em jogo na reforma do Imposto de Renda
Isabela Cruz
18 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h15)Proposta do governo recebe alterações para atender ao empresariado, e perda imediata na arrecadação é admitida pela equipe econômica. O ‘Nexo’ elencou as principais mudanças em discussão
Paulo Guedes, ministro da Economia, durante evento no Palácio do Planalto
Sem conseguir destravar outras propostas de reformas de tributos no Congresso, o governo Jair Bolsonaro vê avançar um projeto de mudanças no Imposto de Renda. A segunda versão do texto , apresentada pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA) no dia 13 de julho, fez alterações significativas na proposta original e agradou ao empresariado.
Uma mudança do Imposto de Renda para pessoas físicas foi aventada por Bolsonaro ainda na campanha eleitoral de 2018. Em 2021, a reforma proposta pelo ministro da Economia Paulo Guedes abarca também a tributação de empresas. A versão atual, que admite uma perda de arrecadação , ao menos de forma imediata, acontece num momento em que o governo reduz a projeção de déficit para as contas públicas de 2021. Para valer, o projeto tem que ser aprovado por maioria simples na Câmara e depois no Senado, antes de ser sancionado pelo presidente.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas