Expresso

Como o medo de spoilers é capitalizado pelo mercado

Cesar Gaglioni

15 de dezembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h34)

Indústria cultural gera ‘medo de estar de fora’ no público, que maximiza a arrecadação. Pesquisas mostram que ansiedade é infundada

Temas

Compartilhe

FOTO: MARVEL STUDIOS/DIVULGAÇÃO

Pôster de "Homem-Aranha: Sem volta para casa"

Pôster de “Homem-Aranha: Sem volta para casa”

Spoiler” foi o segundo termo mais citado no Twitter Brasil na manhã desta quarta-feira (15). As menções têm relação direta com a estreia de “Homem-Aranha: Sem volta para casa”, oitavo filme do super-herói da Marvel. No Google, houve um aumento de buscas a partir de segunda-feira (13), quando ocorreu a primeira exibição oficial do longa nos EUA.

Os spoilers – e o medo deles – são parte da cultura pop desde meados dos anos 2000, quando a série “Lost” se tornou um sucesso global. De lá para cá, a “spoilerfobia” foi assimilada pela própria indústria, que aproveita a ansiedade para levar o maior número de pessoas ao cinema (ou ao streaming) assim que uma produção estreia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas