Como o medo de spoilers é capitalizado pelo mercado
Cesar Gaglioni
15 de dezembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h34)Indústria cultural gera ‘medo de estar de fora’ no público, que maximiza a arrecadação. Pesquisas mostram que ansiedade é infundada
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Pôster de “Homem-Aranha: Sem volta para casa”
“Spoiler” foi o segundo termo mais citado no Twitter Brasil na manhã desta quarta-feira (15). As menções têm relação direta com a estreia de “Homem-Aranha: Sem volta para casa”, oitavo filme do super-herói da Marvel. No Google, houve um aumento de buscas a partir de segunda-feira (13), quando ocorreu a primeira exibição oficial do longa nos EUA.
Os spoilers – e o medo deles – são parte da cultura pop desde meados dos anos 2000, quando a série “Lost” se tornou um sucesso global. De lá para cá, a “spoilerfobia” foi assimilada pela própria indústria, que aproveita a ansiedade para levar o maior número de pessoas ao cinema (ou ao streaming) assim que uma produção estreia.
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