Expresso

Os interesses que unem Rússia, Irã e Turquia

João Paulo Charleaux

20 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h38)

Putin é recebido por Khamenei, Raisi e Erdogan em Teerã, numa tentativa de furar o bloqueio político e econômico imposto pelo Ocidente contra Moscou

Temas

Compartilhe

FOTO: WANA (WEST ASIA NEWS AGENCY)/VIA REUTERS – 19.07.2022

Presidentes da Rússia, do Irã e da Turquia, perfilados num palco, com as bandeiras dos respectivos países ao fundo

Presidentes Vladimir Putin, da Rússia; Ebrahim Raisi, do Irã e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia, da esquerda para a direita, em Teerã

O presidente russo, Vladimir Putin, viajou para Teerã , capital do Irã, nesta terça-feira (19), onde se reuniu com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e com o presidente iraniano Ebrahim Raisi, além do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Com a viagem, Putin busca romper o isolamento imposto pelos EUA e pelas potências europeias contra Moscou por causa da guerra na Ucrânia. Desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, esses países ocidentais impuseram mais de 6.000 embargos e sanções contra os russos – medidas que provocaram “ efeitos colossais ” sobre a Rússia, nas palavras de Putin.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas